Em mais um reconhecimento histórico, o Centro Obassabá Muzambê, passa a integrar o programa passaporte cultural, que lista as principais Casas de Cultura e Instituições Museais do Estado do Maranhão, que integram o referido programa, desenvolvido pelo GOVERNO DO MARANHÃO, através da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão “SECMA”, com a parceria do Sistemas de Museus e da Rede de Educadores de Museus do Maranhão, o programa Passaporte Cultural, foi lançado em maio de 2024, durante o encerramento da 22ª Semana Nacional de Museus, trazendo maior visibilidade as instituições museais e as casas de cultura do Estado, promovendo um maior interesse público pela arte, memória e cultura. Segundo Yuri Arruda, Sec. Estadual de Cultura “O passaporte vai difundir ainda mais nossa cultura, os nossos museus e nossas casas de cultura”.

Vidéo Canal GOV-MA
De fato, o passaporte é mais que um documento de registro de visitas, é uma ferramenta que incentiva o turismo cultural, motivando os maranhenses a explorarem diversos espaços, transformando cada visita em uma jornada de aprendizado e enriquecimento cultural.

Esperamos que a partir dessa iniciativa, mais pessoas possam conhecer e valorizar a rica história e contribuição do Centro Obassabá Muzambê, que se destaca como o primeiro terreiro do Estado do Maranhão, a conquistar a certificação nacional de PONTO DE  MEMÓRIA, um reconhecimento nacional, emitido pelo GOVERNO FEDERAL, através do Instituto Brasileiro de Museus “IBRAM”, a partir do desenvolvimento das práticas de museologia social em preservação da memória das comunidades tradicionais de matriz africana do Estado do Maranhão.





A entrega dos passaportes será inicialmente direcionada aos estudantes das escolas públicas, permitindo que tenham acesso facilitado a essa experiência enriquecedora. Além disso, a programação da 22ª Semana Nacional dos Museus trouxe à tona o tema "Museus, Educação e Pesquisa", destacando o papel fundamental dessas instituições na promoção do conhecimento.

O Passaporte Cultural já conta com 29 espaços culturais e museais, listados em parceria com a Rede de Educadores de Museus do Maranhão (REM-MA), listagem essa que abrange instituições públicas e privadas. A ideia é que os visitantes ao adentrarem essas casas de museologia e cultura, possam registrar suas visitas colecionando o carimbo de cada um desses espaços.

Essa é uma oportunidade única para que diversos maranhenses visitem e mergulhem na riqueza cultural do Estado, conhecendo de perto o trabalho de Entidades como o Centro Obassabá Muzambê, e muitos outros espaços que guardam a memória e a identidade de nosso povo.